Por Carolyn Mesquita
Muitos dos alunos do CEOMS não sabem da existência de uma dvdeoteca aqui em nossa escola. Existem nela mais 270 títulos, catalogados e organizados em um armário de ferro localizado dentro da biblioteca. Filmes como “O curioso caso de Benjamin Button”, “Harry Potter”, “O último samurai” entre outros, estão na lista da dvdeoteca.
Uma pergunta, porém, fica no ar: Para que uma dvdeoteca se o conteúdo não pode ser usado pelos alunos?
O que acontece é que a irresponsabilidade de alguns prejudicou a todos. Inicialmente, os filmes começaram a ser emprestados, mas houve muitos problemas com extravios e danos aos objetos. Isidoro, nosso bibliotecário, relatou diversos problemas referentes a alunos que não zelavam pelo patrimônio da escola e devolviam os discos arranhados e fora do prazo estabelecido. Tudo isso fez com que a “locação” de filmes pelos alunos fosse suspensa.
A dvdeoteca foi criada para que os professores usassem os filmes com um propósito educativo, ou seja, em sala de aula. Infelizmente, isso não acontece, pois são poucos os que fazem esse tipo de trabalho com os alunos. A falta de uma sala de vídeo, talvez explique esse problema. Em um espaço adequado, com cortinas, televisão e cadeiras organizadas, certamente alguns professores poderiam fazer melhor uso desse material.
A dvdoteca foi inaugurada no início do ano de 2009. A escolha dos DVDs é feita pelos professores da escola, através de uma lista prévia de seleção enviada pelo estado. Vale lembrar que talvez haja a renovação dos filmes ainda este ano.
A dvdeoteca foi feita com meu imposto, e eu não posso usufruir da obra porque fulaninho devolveu CD arranhado?
ResponderExcluirPor favor, né.
Jonas, o Maracanã está sendo feito com o seu imposto. Isso quer dizer que você vai poder entrar sem pagar ingresso?
ResponderExcluirA importância do Maracanã deve ser igualzinha à da escola pública. :s
ResponderExcluirAcontece que o estádio não é um serviço público essencial, então comparar o Maracanã com a minha escola foi algo que eu diria .. lastimável.
Mas se existe alguém que não acha também uma infelicidade o fato dos alunos serem proibidos de usar a dvdeoteca por causa de fulaninhos, eu respeito a opinião alheia.
Ao invés de ficar em debate interno, que tal expandir este debate para uma reflexão em torno falta de educação do nosso povo brasileiro, que não sabe respeitar o que é público como sendo seu, e depreda, quebra, destrói tudo aquilo que bem poderia nos servir, se tivéssemos um pouco de senso de CIDADANIA.....
ResponderExcluirCertíssimo.
ResponderExcluirContinuo com meu raciocínio: se um bando de vândalos resolver destruir todos os hospitais do Brasil, ainda assim eu como cidadão tenho direito ao hospital. O presidente não pode vir me dizer "Ah, tem gente que destrói hospitais, portanto não vou construir mais nenhum ..."
É o fim, né?
Excelente, muito bom!,notório saber de um pequeno grande homem.
ResponderExcluirQue resposta!! Ass:jésus Abdala (vice-presidente da UMES).
Claro que tem vandalo no lugar de alunos, mas nao devemos generalizar vlew galera!!
Qdo chamo à reflexão, é no sentido de entender que esta contribui mais do que a crítica pura e simples. Ex: que tal difundirmos uma campanha na Escola para que os alunos tenham educação e não joguem papel ou similar no chão, e sim no lixo ?? Que peçam licença ao entrar numa sala de aula onde tem um professor... etc... Acredito mais em ações do que em críticas... Aprendi com a prática a dar mais crédito a ações do que a discursos....
ResponderExcluirConcordo plenamente, embora as ações frequentemente nasçam das críticas. Sem crítica, não existe reflexão.
ResponderExcluirViva à crítica! ^^
A prática de vida nos mostra que as ações nascem muito mais da consciência de que cada deve fazer a sua parte, independentemente de outrem... este é o tal do dever cumprido..... gde abraço....
ResponderExcluirParabéns ao Descola por proporcionar um espaço democrático de debate no ambiente da escola. Vamos usufruir deste direito e divulgarmos juntos à comunidade escolar mais esta ferramenta de crescimento pra todos nós.
ResponderExcluirNa minha opinião, deve ser feita uma "campanha" para conscientizar os alunos de que o que o colégio oferece é de grande valia e DEVE ser conservado. Já os professores podiam dar uma forcinha pra trazer estas alternativas pra sala de aula, né? A falta de uma sala de vídeo pesa, mas toda sala tem tomada, certo? Seria um bom começo!
ResponderExcluirAté mais,
Malú.
Ps.: Boa vontade da direção também é importante.
Tudo bem, vamos para outro exemplo. A Biblioteca Nacional é mantida com o seu imposto, certo? Isso quer dizer que você pode entrar lá, pegar qualquer obra do acervo, colocá-la debaixo do braço e ir para casa?
ResponderExcluirExistem algumas regras para uso do acervo. Certos livros não podem ser consultados, alguns só podem ser lidos dentro da própria BN e, existem outros que estão acessíveis para empréstimos. Essas regras são necessárias para zelar pelo acervo. Eles estão errados? É antidemocrático?
Acredito que a escola procurou se defender nesse caso. Sou favorável ao empréstimo para alunos, mas a partir do momento em que os alunos - e não são poucos - destroem os dvds, algo deve ser feito para evitar uma perda maior. Ainda que a atitude seja drástica.
Não era você, Jonas, que no outros post generalizava o comportamento dos professores? Qual é a parcela de culpa dos alunos nesse processo? Não se deve generalizar agora?
Antes de qualquer colocação, permita-me frisar que eu, EM MOMENTO NENHUM, generalizei alguma coisa. Nada deve ser generalizado, sempre tomei muito cuidado com meus comentários, e afirmo com propriedade que não cometi essa insensatez insinuada pelo Descola Online. Portanto, em resposta ao trecho "Não era você, Jonas...?" : não, não era eu.
ResponderExcluirEu gostaria que todo estudante, ao ler este comentário, tente me compreender. O nosso imposto não vai para lugar algum: não vai para a quadra (cadê a quadra do Oscar? Alguém viu?), para admitir professores de qualidade, muito menos para o aumento no salário destes, e também para outros setores como hospitais, segurança, etc.
Aí, a escola não me dá quadra, não me dá professor (um monte falta a torta e à direita e nunca tem substituto), a gente reclama, reclama, e nunca dá em nada. Como se não bastasse, fulaninho arranha CD e todo mundo sai perdendo a dvdeoteca.
Se é pra fazer comparações, então o Descola Online deve concordar que o governo tinha que suspender os professores, porque tem estudante que não dá valor a eles e faz bagunça em sala de aula. AAh, "não são pooucos" ... Então que acabem com o ensino público, né? Tem aluno que chega a dar tiro em professor (e não são poucos)! Pra quê professor então?
Esse negócio de todos pagarem por alguns, por vezes é inevitável, mas no caso da dvdeoteca não é. Mais um direito meu foi tirado, a quadra é só o carro-chefe das minhas queixas, e das queixas de vários.
Discordo completamente dessa "atitude drástica", para mim não passou de uma atitude fácil, cômoda, e mais uma vez são os estudantes que saem perdendo.
No entanto, mais uma vez eu fixo: se alguém acha o contrário, respeito qualquer tipo de opinião ^^
Acontece que a dvdeoteca não foi adquirida para os alunos, mas para a formação continuada dos professores. Essa é a questão. Inicialmente, os dvds só poderiam ser usados por professores e em sala de aula. Nada mais. Teve-se a ideia, acertada, de estender o benefício aos alunos. Infelizmente, o que se viu foi toda essa confusão. Fez-se o caminho contrário, então. Novamente os dvds só podem ser utilizados por professores, sua função original.
ResponderExcluirCreio que, antes de mais nada, é preciso conscientizar os alunos sobre a importância do patrimônio público. Recentemente os novos armários da "futura sala de vídeo" foram quebrados antes mesmo de entrar em uso. Há algo errado e é nisso que devemos nos concentrar.
Todos os posts do Descola foram feitos por mim, numa confusão de logins. Me perdoe, Jonas. De forma alguma esses comentários podem ser atribuidos ao "Descola", plural em seu pensamento. Até porque você mesmo faz parte do projeto e o debate ocorre ainda assim.